Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Conto de manhã

Conto: AGREMIAÇÃO POVO LINDO Para: Fernanda O estandarte era enfeitado com conchas do mar e seixos do Rio, tinha uma pena de pavão vermelha grande pendurada na frente. A estampa do estandarte era um desenho de um rapaz e uma moça sorrindo abraçados e em baixo pintado com tinta prateada vinha escrito o nome da agremiação” POVO BONITO!” em letras garrafais pra todo mundo vé de longe. Se concentrava na praça que tem arvore do Baobá. A cidade era tão grande que parecia ate que tinha engolido a gigante árvore. Mais ela balançava ao vento e todos sossegavam o Baobá da África ainda estava no brasil. Aos poucos o povo ia chegando, tinha um moi de preto e um moi de branco uma reca de criança e uma ruma misturado de gente: adolescentes, jovens ,homens, sapatão, mulher, bicha. Quem ira carregar o estandarte este ano será Cleópatra, virgem bonita de 17anos que morar perto do estádio castelão. A banda de musica estava animada, tinha atabaque, surdo, clarinete ,trompete, saxofone, repinique, tanta ate sanfona tinha. Da praça do baobá o bloco ia até o pie e de lá cada um ia pra suas casas. Fazia um dia que eu tinha chegado em fortaleza estava hospedado em um kitNet próximo do dragão do mar. Ia escrever um artigo sobre carnaval no nordeste pra Folha de São Paulo. E o editor chefe do jornal me mandou pra capital do Céara. Ainda em são Paulo no aeroporto conheci Debora uma loira inocente cearense que estava indo passar o carnaval em casa. Foi através dela que soube da agremiação PoVO BONITO” Que faziam uma festa bonita pela orla da capital da terra de Falcão. As seis da tarde cheguei na praça, comprei uma agua mineral e fui sentar em uma banco um pouco distante do baobá; tirei alguns retratos dos nativos com a polarroid do jornal. O paletó que estava usando não foi notado foi confundido com fantasia de carnaval .ainda bem! Gosto de trabalhar bem arrumado, acho que sou um jornalista meio antiquado. O terno branco que estava usando, tinha vestido na posse do presidente Temer. Os nordestinos curtiam o carnaval dançavam feito crianças, tocavam gentilezas entre si, enquanto o mundo queria uma disputa desenfreada pra vé quem pode mais. Não era assim ali, podia ser um relapso do tempo ou um descuido da vida. Os moleques recolhiam latinhas secas de cervejas pra tocar por dinheiro depois. Uma mocinha linda um pouco bêbada vestida de bailarina dava voltas e voltas em torno do Baobá enquanto a Orquesta tocava ‘ Mamãe eu quero mama”. Meus olhos pareciam abobados ao vé tanta graça na gente daquele canto. Cleópatra trajando um maiô vermelho da seleção americana de natação de 1958e uma coroa imitando a da Rainha Elizabeth da Inglaterra me falou o seguinte: ‘paulista aqui no Ceará a folia é quente, feito temperatura da vida! que pra ficar suave tem que dançar, cantar e festeja”. - que bom! Moça. O povo de São Paulo vai gostar muito dessa festa. Só falta tira a foto junta todo mundo perto da arvore; pegar o estandarte e ficar na frente e mandar a banda tocar, vou tira um bocado de retrato o mais feliz vai ser a foto do meu artigo.” disse pra moça que de contente passou um batom vermelho nos lábios e chamou a galera do bloco pra tira as fotos. Foi legal tira fotos daquela gente a lente da câmera capitou a felicidade daquele povo e em alguns dias a população de Sampa iria conhecer mais uma festa popular de uma cidade grande metrópole do nordeste do brasil. Por volta das 6:47 da noite Debora me ligou dizendo que não podia ir para o desfile da agremiação pois precisava ir pra missa no shalom do Pai. Sorrindo ela ainda me disse; “ bom trabalho, paulista” -Abençoada missa! Nordestina. respondi pra ela enquanto esperava o inicio do bloco. No final do desfile, fui passear um pouco pela feira de artesanato da praia de Iracema comprei um chapéu de couro de bode por 73reais e23 centavos fui dormir tranquilo no KItNet alugado. No domingo de carnaval fui assistir missa na catedral do Ceará . depois da missa conheci o namorado de Debora eles formavam um belo casal , de lá fui cobri o carnaval de fortaleza, Ceará . Na quarta-feira de cinzas voltei para São Paulo pensando no amor. Humberto Filho 24/02/2017

Nenhum comentário: